terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O manifesto

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no Santana Oxente e no pcdobalagoas.org.br:



Nessa terça-feira, o PCdoB lançou manifesto à nação, conclamando todos os brasileiros à defesa da legalidade. Onde reafirma: a hora é de união, de inclusão, de uma ampla frente democrática suprapartidária. O confronto não é entre apoiadores e críticos do governo Dilma mas, entre democratas e golpistas.

Continua a nota “todos que resistem ao golpe são nossos aliados neste momento crucial. E há ainda a missão de persuadir, com fatos e argumentos, a parcela hoje enganada com a onda midiática golpista... O golpe é contra o Brasil, o povo e a democracia... É preciso rechaçá-lo, defender a Constituição, salvar a democracia, para que o Brasil supere a crise econômica, volte a crescer, avance nas conquistas, não retroceda.

Concita nosso povo à luta, às ruas, numa campanha nacional contra a trama golpista” diz, entre outras coisas, o manifesto.

O PCdoB com 93 anos de existência possui larga experiência de lutas sempre em defesa da democracia, dos interesses populares, intransigente combate patriótico. Ao longo de muitos episódios foi e tem sido força destacada para soluções lúcidas nas grandes encruzilhadas da História do País.

Nessa semana intensificou-se a conspiração golpista, a pirotecnia, com manobras através do presidente Eduardo Cunha que além de agredirem a Constituição ferem o regimento interno da Câmara dos Deputados que também é de natureza constitucional.

O furor golpista, com a ajuda da grande mídia hegemônica, precisa ser sustado pela ação consciente dos democratas, independente de posições políticas, a defesa da legalidade, da Constituição fruto de longa, sofrida batalha pelas liberdades contra o arbítrio.

É óbvia a conspirata irresponsável em relação ao profundo sentimento de apego da maioria dos brasileiros às mais amplas liberdades políticas que nos têm sido tão caras ao longo da nossa História de jovem nação.

A ânsia de provocar uma ruptura, por exemplo, entre o PMDB, partido majoritariamente de centro-democrático, e a presidente é manobra primária em política com objetivo de isolar, golpear não só o governo mas a Constituição, a democracia, as liberdades, o convívio democrático na sociedade nacional.

Nada, nem coisa alguma, legitima um golpe contra o Estado de Direito democrático no Brasil. Como afirma o manifesto: vivenciamos dias que valem por anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário