sexta-feira, 12 de junho de 2015

Iniciativas

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no Santana Oxente e no pcdobalagoas.org.br:


O anúncio do governo Dilma de investimentos na ordem de 198,4 bilhões de reais em infraestrutura nos setores de portos, aeroportos, rodovias, hidrovias, ferrovias é positivo.

Trata-se de iniciativa eficaz, introduz uma agenda efetiva em contraponto ao bombardeio midiático oligárquico onde circula de tudo: golpismo sem pudor, rumores, contrarrumores mas acima de tudo uma campanha implacável contra os interesses da nação, provenientes de forças alinhadas à ortodoxia liberal ombreadas com a Teoria da Dependência econômica, política.

A decisão de investimentos na infraestrutura, em situação econômica mundial adversa, deve contribuir para impulsionar a indústria nacional, a geração de emprego, renda. É orientação propositiva diferente do viés liberal no qual a lógica da economia regula-se por conta própria sem o papel do Estado.

O discurso neoliberal que fez-se totalitário nas últimas décadas tem sido pródigo em vociferar através de poderosos meios de comunicação onipotentes, que dominam as mídias escrita, televisiva, digital, a tese capitulacionista que aponta o Estado nacional como culpado pelos males econômicos, sociais, políticos do Brasil.

Mais que isso, o Estado seria na essência fator maligno congênito de corrupção, propaga a recorrente campanha ideológica de âmbito mundial para tentar desarticular o papel estratégico das economias emergentes, especialmente dos BRICS.

Assim, tal campanha que representa os interesses do liberalismo econômico sectário, alinhado ao Mercado financeiro, sempre tem como objetivo central a apropriação do Estado como fonte decisiva para empalmar as finanças nacionais, reorientar o caráter das empresas estatais privatizando-as.

Tanto como debilitar qualquer projeto de desenvolvimento independente que enseje o protagonismo do Brasil na geopolítica global de forma solidária.

A ótica do capital rentista tem sido: impedir o crescimento através do círculo vicioso de uma agenda macroeconômica recessiva presa às exigências do jogo especulativo, refratária ao desenvolvimento econômico, desregular conquistas trabalhistas do povo brasileiro.

A atual instabilidade do País só será vencida através das iniciativas políticas concretas e parcerias econômicas estratégicas com nações empenhadas em construir novo desenho da paz e progresso aos povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário