quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Eleições no banquete da natureza

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no pcdobalagoas.org.br e no Santana Oxente:



A campanha presidencial no País adquiriu contornos de montanha russa até finalmente cristalizar-se em dois campos antagônicos.

As declarações de Marina Silva divulgadas pela grande mídia sobre os mais variados temas não deixam dúvidas sobre o que ela realmente representa, com quem encontra-se alinhada.

O que passa a ser novidade para as grandes maiorias da população é o seu perfil ideológico, programático, com a polarização da campanha na mídia, redes sociais, guia eleitoral gratuito.

Na verdade Marina é partícipe, há vários anos, de uma agenda da governança global, do capital financeiro, difundida através de massiva propaganda midiática, de abrangência mundial.

Marina é conhecida, há um bom tempo, como protagonista do chamado fundamentalismo ambientalista, projetado pela grande mídia como o alfa e o ômega de uma encruzilhada na humanidade.

A questão ambiental é sério e grave problema que atinge as nações mas a ótica fundamentalista que Marina abraça é falsa.

Baseia-se na velha tese colonialista de Thomas Malthus “não há lugar para todos na Terra no banquete oferecido pela natureza”. São os excluídos. Mas o neomalthusianismo em voga tem endereço certo, os Países emergentes.

Visão anacrônica útil às nações ricas a empalmar riquezas naturais, fontes de energia, para frear o desenvolvimento dos BRICS sobre quem pesa a “sentença”: projetos de crescimento econômico, maciços investimentos sociais resultam em graves desequilíbrios ambientais globais.

Assim o ético seria o equilíbrio atual, uma minoria de povos opulentos com alta qualidade de vida e as grandes maiorias do planeta condenadas ao subdesenvolvimento, desesperançadas.

Marina e Aécio Neves, também defendem o ideário neoliberal: “flexibilização” de direitos trabalhistas, privatização do Banco Central, alinhamento à politica externa dos EUA, ajuste fiscal restritivo ao crescimento econômico, a investimentos na infraestrutura, tecnologia etc.

Orientada a explicitar suas alianças viu ruir a sua “nova política” sem partidos e movimentos sociais, vitais ao exercício da soberania popular. Bem ao gosto do capital financeiro.

Os brasileiros vão se convencendo que é fundamental continuar avançando, com o pensamento crítico de cidadãos, travando a batalha eleitoral pela vitória de Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário