quinta-feira, 26 de junho de 2014

Acrobata genético

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste e no Santana Oxente:

Os ataques do técnico holandês contra a Copa Mundial de futebol no Brasil invocando o clima inóspito do País são de uma brutal incoerência, revelam uma nostalgia incontida de outros períodos históricos.
Esse foi o mesmo argumento do tristemente famoso, e racista, diplomata francês conde Joseph Arthur de Gobineau segundo o qual seria impossível vicejar no Brasil qualquer tipo de civilização razoável por dois motivos: o clima inóspito dos trópicos e a mestiçagem do povo brasileiro.

A teoria de Gobineau teve muitos adeptos no mundo e no Brasil, parece que ainda possui alguns, mesmo com disfarces, até porque o conceito da superioridade racial dos povos da Europa Ocidental servia aos propósitos coloniais na época áurea dos grandes impérios.

Impérios como o inglês cujo lema era “onde o sol nunca se põe” que no afã “civilizatório” de impor domínios, saquear riquezas, aportavam em terras bárbaras exércitos, fidalgos, comerciantes, burocratas com o objetivo de garantir a supremacia real.

Assim é que chegou ao Nordeste do Brasil, de clima criticado pela grande mídia, no século XVII, outro conde o holandês Maurício de Nassau para liderar a Companhia das Índias Ocidentais.

Os holandeses ficaram por aqui enquanto puderam até serem escorraçados na batalha dos Guararapes, PE. Ali surgia o nosso sentimento nativo, dizem os historiadores.

Enfim, é como diz o poema: brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar, o mar é das gaivotas que nele sabem voar.

Os ingleses dominaram todos os continentes, asiático, americano, africano etc. Espanha e Portugal a África, América Latina. Adaptaram-se aos climas como os franceses, além da Itália bem antes de Garibaldi e Anita, brasileira, na luta pela unificação da nação mediterrânea.

A Copa do mundo é êxito de audiência mundial na TV, de público nos estádios, turistas estrangeiros, recorde de gols, hospitalidade brasileira inclusive a primeiros ministros, realezas, presidentes etc. Vista como a Copa das Copas seja quem for o campeão, esperamos que o Brasil.

Já a teoria de Gobineau é desmascarada há muito tempo. Se assim não fosse a única explicação para os jogadores brasileiros que se amoldam ao gélido inverno europeu ou asiático como Daniel Alves, do árido sertão de Juazeiro, Bahia, é que eles seriam incríveis acrobatas genéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário